Rafael Rabello, 08/10/2015
DIÁRIO DE BORDO
Sistema de fundeio.
E mais um feriadão tão esperado chega! Nós do Veleiro Velho Apito ficamos felizes quando surgem feriadões prolongados.
Parte
da tripulação chegou na quinta feira antes do feriado e iniciou o
preparo do veleiro para passar 4 dias na Ilha Grande. Nosso roteiro
contemplava Tapera, Saco do Céu e Abraão.
Na
sexta feira abastecemos o Veleiro Velho Apito de diesel, água potável,
água de serviço e suprimentos alimentícios, preparamos as velas para zarparmos no dia
seguinte.
Saímos
no sábado de carnaval em direção a Ilha Grande, mais precisamente em
direção a enseada Sítio Forte na tapera onde fica o bar da Telma e do
Naldi, que fazem uma lasanha de peixe bem conhecida e recomendada pelos
velejadores que lá frequentam. Fizemos o percurso todo no motor pois não
havia vento.
Nossa tripulação estava formada por quatro
adultos, uma criança e um cachorro da raça poodle. Fizemos uma
travessia bem tranquila com velocidade média de 5,5 nós e chegamos na
tapera por volta de 12:00h.
Chegamos
e logo fomos procurar uma ‘’poita’’ e como não achamos fundeamos no
meio da enseada, desembarcamos, almoçamos, fizemos trilha, bebemos e
descansamos bastante.
No
fim da tarde resolvemos voltar para o barco, o vento começou a mudar e
por volta das 19:00h e achuva caiu com força, os trovões e raios
assustavam. Havíamos colocado o toldo no barco para que a noite o barco
não tivesse quente para dormirmos e este foi o nosso grande erro, pois o
toldo funciona como vela e quando o vento entrou forte o barco
‘’garrou’’.
Ligamos
o GPS, VHF e o motor e ficamos de prontidão, no rádio ouvimos um
chamado de socorro de uma senhora que dizia estar sendo jogada para as
pedras, a tensão aumentou quando pelo GPS percebemos que nós estávamos uns 150 metros distantes do ponto inicial de fundeio.
Resolvemos
então, levantar ancora e tentar fundear no mesmo lugar, sem sucesso!
Levantamos âncora mais uma vez e tentamos fundear em outro lugar, onde
julgávamos ser mais abrigado do vento, também sem
sucesso! Neste meio tempo, vimos três barcos com as ancoras
entrelaçadas e mais dois barcos que entrelaçaram seus mastros e estais.
Decidimos
então motorar de um lado para o outro até que o vento passasse, o que
não ocorreu! O vento continuava soprando forte e cada gota de chuva que
caia do céu parecia ter o peso de uma bola de gude.
Por
fim saímos da tapera e fomos para uma enseada ao lado no Sítio Forte
onde com a ajuda de um outro veleiro que já estava fundeado conseguimos
fundear e dormir mais tranquilos.
Diário de Bordo:
Dia 14/02/2015 (Sábado)
[08:00h] Saída do Bracuí;
[12:00h] Chegada em Ilha Grande na Tapera;
[13:00h] Desembarcamos para almoçar Tapera;
[17:00h] Embarcamos novamente;
[19:00h] O vento começou a mudar e a chuva caiu com força;
[20:00h]
Havíamos colocado o toldo no barco por conta do forte calor do dia e
com o aumento dos ventos tivemos que retirar o toldo;
[20:20h] Após muita luta para retirar o toldo com ventos muito fortes percebemos que nosso barco havia ‘’garrado’’;
[20:30h] Ligamos o motor;
[20:40h] Ligamos o GPS para verificar nossa posição e o VHF para comunicação caso houvesse algum problema;
[21:00h]
Não só o nosso barco havia ‘’garrado’’, estávamos atentos ao VHF pois
houve um barco chamando por socorro que acabara de ser jogado contra as
pedras;
[21:10h] A situação havia ficado insustentável e realmente o barco havia se deslocado por mais de 150 metros;
[21:20h] Tomamos a decisão de levantar âncora e tentar fundear no mesmo lugar que havíamos fundeado mais cedo;
[21:30h] Não conseguimos fundear! E decidimos procurar um lugar mais abrigado do vento para fundear;
[21:50h]
Tentamos fundear novamente! Sem sucesso! A esta altura haviam 3 barcos
que também haviam ‘’garrado’’ e estavam com suas correntes entrelaçadas e
mais dois barcos que estavam com os mastros e ‘’estaiamentos’’
entrelaçados;
[22:00h] Decidimos levantar âncora mais uma vez e ‘’motorar’’ até que o vento parasse;
[22:30h] O vento não parou e decidimos ir para Sítio Forte que fica ao lado da Tapera na sobra de uma montanha;
[22:40h] Com a ajuda de um outro veleiro que estava já fundeado neste lugar, conseguimos fundear;
[23:00h] Desligamos o motor e o GPS;
[00:00h] Fomos dormir, com o VHF ligado;
Dia 14/02/2015 (Domingo)
[07:30h] Acordamos e tomamos café;
[08:00h] A ideia era ir para o saco do céu, porem as mulheres estavam exaustas e assustadas e resolvemos voltar para o Bracuí;;
[09:00h] Levantamos âncora e zarpamos para o Bracuí;
[09:30h] O
Comandante Ulisses do Caulimarã nos chamou no rádio perguntando como
havíamos passado a noite e aproveitou para nos orientar quanto ao nosso
sistema de fundeio;
[13:00h] Chegamos no bracuí;
Após
ter passado este sufoco, decidimos então revisar nosso sistema de
fundeio, compramos um guincho de ancora, destorcedor, corrente, e
fizemos uma ancora similar a Rocna.
Abaixo a comparação do sistema antigo de fundeio com o sistema novo:
SISTEMA ANTIGO
| |||||
Equipamento
|
Especificação
|
Unidade
|
Quantidade
|
Unitário
|
Total
|
Cabo Torcido Poliamida
|
10mm
|
Metro
|
60
|
R$ 4,40
|
R$ 264,00
|
Corrente Galvanizada
|
10mm não calibrada
|
Metro
|
5
|
R$ 19,90
|
R$ 99,50
|
Âncora
|
Bruce 7,5 kg
|
Unidade
|
1
|
R$ 239,90
|
R$ 239,90
|
OBS: Os preços não contemplam frete
|
R$ 603,40
| ||||
NOVO SISTEMA
| |||||
Equipamento
|
Especificação
|
Unidade
|
Quantidade
|
Unitário
|
Total
|
Cabo Torcido Poliamida
|
10mm
|
Metro
|
40
|
R$ 4,40
|
R$ 176,00
|
Corrente Galvanizada
|
6mm Calibrada
|
Metro
|
40
|
R$ 21,90
|
R$ 876,00
|
Âncora
|
Rocna 10 kg
|
Unidade
|
1
|
R$ 1.500,00
|
R$ 1.500,00
|
Guincho Elétrico
|
CPX1 Lewmar 6mm
|
Unidade
|
1
|
R$ 3.690,90
|
R$ 3.690,90
|
Destorcedor para âncora
|
Aço inox 8mm
|
Unidade
|
1
|
R$ 79,90
|
R$ 79,90
|
Elo de emenda inox
|
8mm
|
Unidade
|
1
|
R$ 23,90
|
R$ 23,90
|
OBS: Os preços não contemplam frete
|
R$ 6.346,70
| ||||
Fabricação de âncoras similares a Rocna
Cabo torcido 3 pernas em Poliamida com proteção UV
Correntes calibradas galvanizada a fogo com diâmetro 6 mm - Comprimento do Elo 3 cm - Largura 1,9 cm
Guincho LEWMAR CPX1 700 WATTS para Embarcações até 36 PÉS
CONSTRUÇÃO: TOP EM AÇO INOX E BASE EM ALUMINIO
CORRENTE DE 6 MM OU CABO TORCIDO DE 12 E 14 MM
POTENCIA DO MOTOR : 700 Watts 12 V.
VELOCIDADE MÁXIMA DE SUBIDA: 19 M/MIN
TORQUE MAXIMO: 450 Kg
DISJUNTOR: 90 A.
PESO: 17 KGS
Destorcedor
em aço inox para correntes de 6mm e 8mm, suporta peso de até 850 Kg.
Comprimento total: 90mm, o destorcedor proporciona o deslizamento da
âncora pelo suporte e mantém a corrente posicionada evitando torcê-la.
Em Aço Inox 316 para Emendas de Correntes. Fácil instalação, com Pinos rebatíveis para Travamento.Dimensões: 6mm
Exemplo de esquema de fundeio:
Twitter: @canalventoleve
Facebook: Canal Vento Leve
Fanpage: Canal Vento Leve
Email: canalventoleve@gmail.com
Youtube: Canal Vento Leve
Blog: http://canalventoleve.blogspot.com.br/
Boa noite Rafael, estava procurando informações sobre a ancora Rocna e felizmente me deparei com o
ResponderExcluirblog Canalventoleve.Gostei muito das dicas sobre o sistema adotado por voce.Sou de Vitoria ES e possuo um veleiro BB36 2004 que esta em Angra dosReis dotado com uma unica ancora Bruce.Fiquei surpreso que foi cofeccinado uma Rocna em uma metarlugica capixaba.Gostaria de informações sobre a possibilidade de adquirir também uma desta. obg Fernando
Boa noite Rafael, estava procurando informações sobre a ancora Rocna e felizmente me deparei com o
ResponderExcluirblog Canalventoleve.Gostei muito das dicas sobre o sistema adotado por voce.Sou de Vitoria ES e possuo um veleiro BB36 2004 que esta em Angra dosReis dotado com uma unica ancora Bruce.Fiquei surpreso que foi cofeccinado uma Rocna em uma metarlugica capixaba.Gostaria de informações sobre a possibilidade de adquirir também uma desta. obg Fernando
Olá Amigo, desculpe a demora! Envie um email para canalventoleve@gmail.com que eu lhe darei todas as informações... abraços BV
Excluir